Home Cidade e Região Minas Gerais #esseéonossoVale: Jequitinhonha promove 3º encontro de comunicadores e mostra a verdadeira cara do vale.
Minas Gerais - 27 de janeiro de 2014

#esseéonossoVale: Jequitinhonha promove 3º encontro de comunicadores e mostra a verdadeira cara do vale.

 

Entre os dias 23 e 25 a cidade de Jequitinhonha, no Vale que também recebe o mesmo nome, foi o palco do 3º encontro de comunicadores do Vale. Por três dias comunicadores de toda a região discutiram temas pertinentes a diversas áreas da comunicação, com suas vertentes e técnicas, e um só objetivo, mostrar a verdadeira cara do Vale do Jequitinhonha. Organizado pelo programa de extensão polo Jequitinhonha, uma ação da UFMG no Vale, o encontro mostrou mais que um projeto de integração ou pesquisa, mostrou para os seus próprios comunicadores um vale que o Brasil ainda não conhece.

encontro comunicadores1

Foram diversas oficinas e valiosos trabalhos produzidos, por comunicadores, e só, sem rótulos ou status, quem mais conhece do Vale e quem produz a comunicação no Vale ainda se dá o luxo de ter várias espinhas no rosto, meninos e meninas, jovens que estão mostrando das mais diversas formas possíveis, a verdadeira cara do Vale do Jequitinhonha. Seja pelo coletivo de jovens comunicadores do semiárido, sejam pelas ações da TV Jequi no youtube, ou ainda pelo grupo “meninos do bem” no Facebook, não esquecendo os bravos resistentes das rádios “quase” comunitárias que ecoam a voz de um Jequitinhonha que grita cada vez mais alto sua cultura, sua beleza e sua gente feliz.

Para o professor Márcio Simeone, coordenador dos projetos de comunicação do programa polo Jequitinhonha, a ideia do encontro é sintetizar os diversos olhares de quem faz comunicação no Vale para gerar um produto que promova de fato o verdadeiro Jequitinhonha. “não podemos existir pelo que a grande mídia mostra, o Vale não é isso, o Vale é o que vocês estão vendo aqui, um vale que tem vida, e muita vida, só precisamos evidenciar isso, por isso estamos aqui”.

Já Laura Pimenta, responsável pela coordenação e produção desse 3º encontro de comunicadores foi sucinta e objetiva “ temos um vale que se molda a partir de diversos olhares, fazer valer um olhar que transmita a verdade dessa gente foi o grande desafio desse encontro”.

E fazendo aqui uma retificação, não são só comunicadores, sem status, sem rótulos. São comunicadores. Jovens em sua maioria, transmitindo a essência de um Vale que precisa ser visto, ouvido, vivido e conhecido por um Brasil que o tem. E foi com essa máxima que Sara Aguilar, jovem da TV Jequi, pontou a importância do momento, tanto para a cidade quanto para o Vale do Jequitinhonha. “somos mais do que pensam que somos e faremos mais do acham que possamos fazer, não queremos comunicar para o Vale, mais do Vale”.

Check Also

Ibirapuã: Marquinhos do Sindicato consegue mais equipamentos para a saúde do município

O município de Ibirapuã recebeu dois importantes equipamentos médicos para aprimorar os se…