Home Cidade e Região Bahia BA: Em uma ação inédita no mundo, estado cria rede ativa com comunicadores nos 27 territórios.
Bahia - 15 de julho de 2019

BA: Em uma ação inédita no mundo, estado cria rede ativa com comunicadores nos 27 territórios.


Na última semana, de 09 a 12 de julho, em Salvador, capital do estado da Bahia, foi realizado o 1º anima CODETER, uma oficina de formação dos animadores da rede educomunicativa dos colegiados territoriais, com a presença de representantes dos 27 territórios do estado. Com a temática “ território, participação e desenvolvimento sustentável” o evento startou uma reação em cadeia que em uma projeção otimista, no máximo em um ano, será a maior rede colaborativa de comunicação do mundo.

A Rede Educom da Bahia vem se estruturando em todo o estado, num trabalho vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, a rede se articula no contexto de uma política pública denominada Bahia Produtiva, financiada pelo Banco Mundial. “É uma ação experimental, que já nasce com resultados positivos, a proposta é ter esses 27 territórios dialogando e produzindo conteúdos que se complemente e informe aquilo que as mídias tradicionais não tem interesse em mostrar por não entender como comercial” disse o professor Marcelo Rocha

A proposta da rede é contribuir para a qualificação da participação social nos rumos das políticas públicas, por meio da Educomunicação. A Educomunicação é o processo educativo envolvendo educação, comunicação, interação, tecnologias, compartilhamento de conhecimento e produção em forma de autorias coletivas.

1º anima CODETER, promoveu um encontro mais humanizado dos participantes da Rede, que construíram um planejamento de suas atividades, realizaram práticas de reportagem e definiram os papéis de cada integrante. Troca de experiências, rodas de conversas e muitos exercícios práticos fizeram parte da programação da oficina, que contou com a participação de todos os integrantes da Rede. compõem a REDE EDUCOM no Extremo Sul os membros Elton Ray, Vanuza Neves, Sandra Sousa e Neuzivan dos Santos.

“Produzir educação educomunicativa (Educom) é organizar formas de aprender vivendo, criando, questionando de maneira interativa, tendo na autoria seu “motor” de produção de conhecimentos” concluiu professor Marcelo.
noticia10

Check Also

Ibirapuã: Marquinhos do Sindicato consegue mais equipamentos para a saúde do município

O município de Ibirapuã recebeu dois importantes equipamentos médicos para aprimorar os se…