Home Cotidiano Economia BA: Estado dispara exportação de frutas em quase 40%
Economia - 5 de fevereiro de 2024

BA: Estado dispara exportação de frutas em quase 40%

No período entre janeiro e novembro de 2023, os produtores baianos comemoraram um crescimento exponencial nas exportações de frutas. O montante atingiu a marca de 170 mil toneladas e gerando uma receita total de R$ 1,05 bilhão. Esse aumento representa um impressionante incremento de 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os principais protagonistas desse sucesso foram as produções de manga e uva, além do aumento no embarque de frutas como abacaxi, damasco, figo, goiaba, mamão, melancia, limão e lima, conforme dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Agrostat/Mapa). A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) destaca o esforço conjunto dos governos estadual e federal, bem como de entidades representativas do setor, em abrir novos mercados para as frutas brasileiras.

Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, aponta que o principal impulsionador desse crescimento foi o preço favorável do setor em 2023. Ele ressalta especialmente para os produtores do Nordeste: “A uva teve um aumento de 44% nas exportações, totalizando cerca de 62,3 mil toneladas nos onze meses do ano. Em termos de valores, as exportações de manga alcançaram cerca de US$ 37,8 milhões em dezembro de 2023”, afirma Coelho.
Noticia10

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…