Home Top Dicas Como saber se a cachaça é boa? Especialista dá dicas essenciais
Top Dicas - 6 de julho de 2023

Como saber se a cachaça é boa? Especialista dá dicas essenciais

Pra quem gosta de cachaça e fica na dúvida na hora de comprar, é preciso saber que existem muitas diferenças de uma para outra. Algumas quase não têm notas aromáticas, outras exageram na doçura e uma ou outra acaba exagerando na presença do álcool. É difícil identificar apenas pelo rótulo. Além da legislação ser falha, abrindo brechas para informações técnicas pouco precisas, o produtor pode colocar o que quiser no rótulo e poucos produtos chegam com as informações totalmente adequadas.

O segredo, assim, é seguir alguns passos. Primeiramente, observar a graduação alcóolica. “Para ser uma cachaça de verdade, ela precisa ter entre 38% e 48% de volume alcoólico. Isso precisa estar no rótulo. A cor do produto, caso a garrafa permita essa observação, precisa ser cristalina. “Não pode ser turva, com resíduo no fundo da garrafa, sem sujidade, também é importante procurar o nome do produtor, que é obrigatório no rótulo da cachaça, verificar se é uma cachaça legal, que não é clandestina, que não é de fundo de quintal. Precisa ter número de registro no mapa. Tendo esse número, está legalizado. Isso garante que esse produto não vai te matar”, diz Maurício Maia, chef e sommelier de cachaças.

Vale lembrar também que a pessoa que vai comprar a cachaça precisa saber o que está comprando — e, é claro, decidir também qual o tipo de bebida mais adequado para você. “Temos as cachaças brancas, que não passam por envelhecimento em barril ou passam por um espaço muito curto em barris de madeira. Já as amarelas passaram por barris de madeira e ganharam essa tonalidade amarelada. Uma caipirinha é melhor uma cachaça sem envelhecimento pra não influenciar tanto no sabor. Mas se você quiser um rabo de galo, prefiro uma envelhecida com toque de madeira. ” Explica Maia sobre as diferentes bebidas.
Noticia10/degusta

Check Also

Capim Grosso: No coração da Bahia, município está entre os que mais se desenvolve no Estado

Localizada no coração da Bahia e prestes a completar 39 anos, a cidade de Capim Grosso tem…