Home Top Dicas MG: Casa em favela de BH vence concurso internacional de arquitetura
Top Dicas - 24 de fevereiro de 2023

MG: Casa em favela de BH vence concurso internacional de arquitetura

O artista Kdu dos Anjos exibe nos dias de hoje um sorriso de orelha a orelha, uma vez que a sua casa entrou na lista dos 75 melhores edifícios do mundo do prestigiado portal ArchDaily. Sua pequena morada, “la chuza”, como ele a chama, é uma construção de tijolos de 66 metros quadrados localizada em um beco estreito do Aglomerado da Serra, bairro nos arredores de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, foi declarado Edifício do Ano 2023, superando mansões ao redor do mundo.

O prestigiado portal Archdaily anunciou que a casa do artista Kdu dos Anjos, ganhou o prêmio com o qual se destacam as melhores construções do mundo. O edifício é obra do Coletivo Levante e as obras foram lideradas pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães. Seu principal mérito é a fusão da arquitetura acadêmica com o conhecimento intuitivo da autoconstrução em favelas e o uso criativo de materiais simples.

“Quando um arquiteto chega a um território, a uma favela, a primeira coisa que ele tem que fazer é ouvir e saber reconhecer os valores daquele lugar”, explica Maculan, que conheceu seu cliente em outro projeto no bairro. Logo houve muita química entre os dois, tanto que Kdu mal lhe deu qualquer indicação do que ele queria fazer em sua pequena trama. Ficou claro para mim que eu queria respeitar as características do ambiente, como o uso de tijolos expostos nas fachadas, ou o cimento queimado no chão, para dar um ar industrial e retrô ao mesmo tempo.
Noticia10/bbc

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…