Home Cidade e Região Minas Gerais MG: Kallil e Sucupira assumem a Frente Mineira de Prefeitos, contra as sapequices de Zema.
Minas Gerais - 14 de agosto de 2021

MG: Kallil e Sucupira assumem a Frente Mineira de Prefeitos, contra as sapequices de Zema.

Os dois prefeitos mais bem avaliados do estado das Minas Gerais e do Brasil, O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) e Daniel Sucupira (PT), prefeito de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri, foram conduzidos pelos seus pares a coordenação da Frente Mineira de Prefeitos (FMP). A entidade abrange as cidades com população acima de 35 mil habitantes. Inativa desde 2018, a FMP retoma as suas atividades em um momento estratégico, frear a tentativa de um calote bilionário que o governador Romeu Zema está programando dar nos municípios mineiros.

Alexandre Kalil assumiu na última quinta-feira, 12, em assembleia virtual junto com o vice-presidente executivo Daniel Sucupira (PT) pelos próximos dois anos (2021 a 2023). A nova gestão da Frente Mineira de Prefeitos assume no momento mais delicado para o Estado das Minas Gerais, que não tem tido um bom diálogo em torno de políticas públicas sociais e do desenvolvimento da infraestrutura estadual entre o Governador Romeu Zema e os municípios. Assunto que foi bastante discutido ao longo da Plenário Virtual.

Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, reproduziu o que seria um gemido de agonia dos municípios mineiros. “O grande objetivo da frente é auxiliar os prefeitos no enfrentamento das dificuldades que os municípios estão passando. Dentre elas, o desafio financeiro, especialmente a dívida do estado em saúde com as prefeituras. Há necessidade de receber esse recurso, que já totaliza quase R$ 7 bilhões. Temos passado dias difíceis, o que foi aguçado pela pandemia e não temos nenhuma sinalização do governo federal e do estado sobre a perspectiva de aporte de recursos”. Disse Sucupira.

A nova direção da FMP resume bem a representatividade e a pluralidade do que é o Estado das Minas Gerais. Liderada pelo Prefeito da capital Belo Horizonte, Kalil, e pelo expoente do interior Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, a Frente Mineira de Prefeito trás para caminharem juntos os dois principais nomes do “agrupamento progressista” na corrida ao governo do estado em 2022. O que para Kalil é algo muito pequeno para pautar frente a importância da atuação da entidade, e ao ser indagado sobre o assunto foi bem incisivo:

“vocês precisam conhecer melhor esse menino (Sucupira), ele é de uma alma muito boa, um dos melhores que já conheci. Discutir 2022 agora é jogar no lixo o que vem sendo discutido em prol da população mineira e trocar por uma narrativa pequena. 2022 está longe, o que temos para agora é um govenador que quer dá um calote nos municípios e nós não vamos permitir. É sobre isso que precisamos discutir e é sobre isso que essa coordenação tem discutido! Quanto ao meu nome e 2022 não vou discutir isso agora e quanto a Sucupira, o que posso dizer é que ele é um dos melhores quadros contemporâneos da política de Minas Gerais”. Finalizou Kalil.

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…