Home Cidade e Região Bahia BR-439: Vereadores avançam em articulação nacional pela Rota 3 Corações
Bahia - 11 horas atrás

BR-439: Vereadores avançam em articulação nacional pela Rota 3 Corações

Vereadores já mobilizaram governos e o senado, numa grande agenda nacional para viabilizar a BR 439, eixo de integração e desenvolvimento regional.

Em uma série de articulações estratégicas, os vereadores Felipe tigre, Fernando Batista e Renato Pinheriro e lideranças municipais avançam nas negociações para viabilizar a BR 439, conhecida como Rota 3 Corações – um projeto logístico que promete revolucionar a conexão entre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Nos últimos dias, as agendas incluíram reuniões com o DNIT em Belo Horizonte e com o Senador Fabiano Contarato no Espírito Santo, reforçando o caráter multirregional da iniciativa. Nessas duas agendas foram discutidas as etapas técnicas, políticas e burocráticas necessárias para viabilizar o projeto, além da definição de próximos passos em Brasília

No dia 8 de maio, os vereadores Felipe Tigre e Fernando Batista estiveram na superintendência do DNIT em Minas Gerais, recebidos pelo superintendente Antônio Gabriel. A agenda, articulada pela presidente da FMP, a prefeita Jussara (Lavras), e pelo ex-prefeito de Teófilo Otoni Daniel Sucupira, teve ainda o apoio do diretor executivo Sidney Júnior, que recepcionou o grupo na sede da entidade. Na pauta, o superintendente do DNIT-MG, Antônio Gabriel, apresentou os próximos passos para o avanço do projeto, incluindo os encaminhamentos técnicos e políticos necessários junto ao governo federal.

“É uma iniciativa louvável e parabenizo a proatividade dos vereadores. Ver o legislativo local tão engajado é motivador. O DNIT está à disposição para ser esse agente catalisador dessa retomada. A presença ativa do legislativo municipal nos fortalece enquanto órgão técnico. O DNIT tem total interesse em ser um agente fomentador de projetos que promovam integração e desenvolvimento regional. Agora, com maiores detalhes sobre essa rota, O DNIT compreende perfeitamente a importância e vai se comprometer em avançar nos trâmites”, afirmou Gabriel.

A articulação não parou por aí. No dia 12 de maio, em Vila Velha, os vereadores Felipe Tigre, Fernando Batista, Renato Pinheiro e o presidente da Câmara de Pedro Canário, Gilberto Coelho, participaram de uma nova agenda com o senador capixaba Fabiano Contarato. O encontro foi articulado pelo prefeito de Pedro Canário, Kleilson Resende, outro entusiasta do projeto. Contarato se comprometeu em acionar o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para acelerar os trâmites da parte capixaba da BR-439.

A agenda com o Senador Fabiano Contarato, além do caráter institucional teve o intuito de alavancar respaldo político do Senado, a expectativa é que as tratativas avancem para o âmbito federal, com envolvimento direto do Ministério dos Transportes a partir de uma mobilização dos senadores dos três estados beneficiados. “Tenho relação direta com os senadores da Bahia e de Minas Gerais, e vamos unir esforços em Brasília. Essa é uma pauta que integra o Brasil por dentro, não podemos ignorar sua importância estratégica. Os vereadores estão no caminho correto, desenvolvimento se faz com articulação, persistência e visão de futuro mesmo”. Disse Contarato.

A Rota 3 Corações já foi, antes da construção da BR-101, a principal via de escoamento da produção entre os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Reativá-la significa não apenas resgatar uma memória logística nacional, conectando regiões produtoras ao litoral e aos principais centros consumidores do país. Para o prefeito Kleilson Resende, o impacto será direto na economia regional: “A Rota 3 Corações é um eixo vital de fomento à economia e ao desenvolvimento. Estamos falando de geração de empregos, redução de custos logísticos e acesso facilitado a mercados. É uma oportunidade de dar dignidade e perspectiva às comunidades rurais e urbanas de nossa região.”

O movimento que começou com reivindicações locais propostas pelo Vereador de Mucuri, Felipe Tigre, hoje assume contornos de um projeto de integração nacional. A BR-439 — Rota 3 Corações — deixa de ser uma promessa esquecida nos mapas para se transformar em símbolo da nova agenda federativa, onde a força do legislativo local se soma à sensibilidade do parlamento federal e ao compromisso técnico dos órgãos de infraestrutura. “Quando prefeitos e vereadores se articulam em defesa de uma pauta suprapartidária e transformadora, o impacto é imensurável. O poder local precisa ser protagonista.” Afirma o vereador Felipe Tigre.

Mais do que uma rodovia, a Rota 3 Corações representa uma narrativa de integração nacional. Historicamente, antes da construção da BR-101, essa rota era o principal meio de escoamento da produção agrícola e mineral das regiões norte de Minas, sul da Bahia e noroeste do Espírito Santo. A revitalização dessa rota retomará a grandeza de vetor de crescimento econômico, integração de mercados e geração de empregos; é oportunidade para o agro, o turismo e o escoamento de produção. Estamos unindo forças para transformá-la em realidade. A união entre os poderes é essencial. Só assim vamos tirar essa rodovia do papel e devolver à população um corredor seguro e produtivo”, declarou o vereador Fernado Batista.

“Avançamos mais uma etapa fundamental. Cada agenda, cada reunião é uma peça nesse quebra-cabeça que vai transformar a realidade de milhares de pessoas. Temos uma frente coesa, formada por parlamentares, prefeitos e técnicos. Isso nos dá força política para chegar mais longe. A agenda no DNIT e com o senador Contarato mostra que estamos no caminho certo, estamos honrando uma pauta que é da comunidade daquela região. Não se trata apenas de asfalto, mas de acesso à saúde, educação, oportunidades. O que estamos fazendo agora é abrir portas para o futuro”. Declarou o vereador Renato.

Mesmo cortando regiões com alto potencial agropecuário e turístico, a BR 439 enfrenta décadas de descontinuidade. Sua conclusão pode reduzir em 30% o tempo de escoamento de grãos e abrir novos mercados, além de conectar polos como Nanuque (MG), Pedro Canário (ES) e Mucuri (BA). Um projeto que vai muito além do asfalto – é sinônimo de progresso integrado. A expectativa é que, com o impulso dado por vereadores, prefeitos e parlamentares, o projeto saia do limbo e ingresse no orçamento federal nas próximas gestões. Fazendo da Rota 3 Corações bem mais que um projeto viário: justiça histórica com quem sempre ficou à margem.
Noticia10

Check Also

Mucuri salta 32 posições e entra no Top 5 de desenvolvimento da Bahia

O extremo sul baiano celebra um marco no desenvolvimento: Mucuri saltou da 37ª para a 5ª p…