
BA: Comitiva da Bulgária visita o Estado em busca parcerias estratégicas
Delegação búlgara visita SEI para explorar oportunidades em comércio, tecnologia e logística.
Nesta terça-feira (22), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) recebeu uma comitiva da Bulgária em busca de aprofundar o conhecimento sobre o potencial econômico, social e territorial do estado. A visita institucional teve como objetivo estreitar laços comerciais entre a Bahia – quarto maior estado brasileiro em população, com 14,8 milhões de habitantes – e a Bulgária, identificando oportunidades de cooperação em setores estratégicos como tecnologia, alimentos e logística. Apesar de ainda incipiente, o comércio bilateral movimentou cerca de US$ 1,36 milhão em 2024, com destaque para exportações de água gaseificada, condutores elétricos e carne de porco.
A delegação búlgara foi liderada pela embaixadora Bojidara Nikolova Sartchadjieva e contou com representantes de diferentes áreas, como o cientista atmosférico Stuart John Piketh, o empresário Hristo Georgiev Krousarski e a tradutora Milena Mitkova Mincheva. Também participou Zilan Costa e Silva, vice-presidente da Associação de Cooperação Brasil-Bulgária (ACB). Durante o encontro, foram apresentados dados atualizados sobre o território baiano, incluindo sua infraestrutura logística, potencial agroindustrial e possibilidades de investimento. Para José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, a aproximação institucional pode abrir novas frentes de atuação que beneficiem ambos os países.
O evento reuniu especialistas e autoridades, como os diretores técnicos da SEI Rodrigo Cerqueira, Armando Castro e Edgard Porto, além de Tom Lose Goés, coordenador de Estratégias e Oportunidades Internacionais da Governadoria. A expectativa é que as discussões iniciadas nesta visita resultem em acordos concretos para ampliar o intercâmbio comercial e tecnológico. A iniciativa reflete um esforço global crescente de estados brasileiros em buscar parcerias internacionais, fortalecendo a economia local e promovendo desenvolvimento sustentável em áreas prioritárias.
Noticia10
Porto Seguro: Conflito em terra indígena, com violência e grilagem ameaçam povo Pataxó da região
No dia 4 de março, uma série de disparos transformou a vida de M. Pataxó e sua família na …