Home Cotidiano Política Guerra jurídica contra lula repercute em jornais internacionais
Política - 9 de julho de 2018

Guerra jurídica contra lula repercute em jornais internacionais

O pedido de soltura do ex-presidente Lula (PT) repercutiu nos principais jornais europeus nesta segunda-feira (9). Embora o embate entre os juristas tenha acontecido no fim da tarde de domingo, devido ao fuso-horário, os internautas puderam acompanhar o embate em tempo real pela internet.
O Público, de Portugal, adotou uma manchete objetiva e falou na “queda de braço” que resultou na “suspensão da ordem de libertação de Lula da Silva”.

No editorial, o veículo afirma que o Judiciário brasileiro é o reflexo de um Brasil dividido: “A cacofonia judicial só serve para amplificar a descrença, o desespero e o discurso fascista de Bolsonaro”.

Como possui um canal específico para a América Latina, a agência estatal Rússia Today divulgou ao público russo apenas a notícia da anulação do pedido de soltura pelo presidente do TRF4 Carlos Thompson Flores. A cobertura da editoria Internacional está praticamente toda concentrada nos preparativos para as semifinais da Copa do Mundo.

Na França, o jornal Le Monde ressaltou a “sensação” causada pelo pedido de soltura e atentou para o fato de que o juiz Sérgio Moro escreveu o despacho contra a soltura de Lula enquanto estava de férias. Segundo artigo publicado na versão online, foi feito “um teatro político para não cumprir ordens”.

O jornal italiano La República disse que houve um embate entre os juízes em torno de Lula e profetizou que esta não será a última batalha travada para soltura do ex-presidente.

A revista Der Spiegel, da Alemanha, afirmou que essa “luta entre juízes” terá influências diretas nas eleições deste ano, visto que Lula está “claramente à frente nas pesquisas” de intenção de voto.

O “El País” também seguiu a linha de que há um claro “conflito judicial” em andamento no Brasil a respeito da libertação de Lula.

A Associated Press, em reportagem publicada pelo “The Washington Post“, define a Justiça brasileira como “aberta a manobras e interpretações” e reporta que o presidente do TRF4, Carlos Eduardo Thompson Flores, derrubou a decisão do desembargador Rogério Favreto, que concedia liberdade ao ex-presidente Lula. Para especialistas em direito, a medida do desembargador teve “orientação política”, ressalta.

O chileno “La Tercera” também destaca o assunto na capa, avaliando que o imbróglio gera ainda mais pressão nas eleições presidenciais de outubro.

O italiano “Corriere della Sera” usou o futebol para ilustrar o sentimento do povo brasileiro no momento: “num triste domingo, com a seleção eliminada da Copa do Mundo e já voltando para casa, o “Brasil estremeceu por algumas horas” por causa de um confronto entre juízes.

A Bloomberg cita a presidente da Suprema Corte, Carmen Lúcia dizendo que ela procurou assegurar os brasileiros que os sistema judicial do país “permanecia em funcionamento”. A agência norte-americana destaca, ainda, nota emitida por analistas da XP Investimentos aos clientes em que afirma que “o PT pode celebrar uma vitória contra Sergio Moro no campo político” mesmo sem ter libertado Lula da cadeia.

Check Also

Mucuri: Em reunião com os vereadores Felipe e Fernando, COELBA apresenta plano de melhoria energética para Costa Dourada

O futuro da eficiência energética em Mucuri e no balneário de Costa Dourada está prestes a…