
ES: projeto “Bike Vitória” chegará as ruas em maio
Após o Executivo Municipal tentar por três vezes – sem sucesso – a concorrência pública do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas na capital capixaba, a Prefeitura assinou um contrato direto com as empresas que implantarão o projeto na cidade. Na tarde desta terça-feira (5), o “Bike Vitória” foi apresentado e já tem previsão de funcionamento. A partir de maio, os moradores de Vitória poderão utilizar as primeiras 50 bicicletas das estações.
Ao total, serão 200 unidades distribuídas em 20 estações que ficarão localizadas em diversos pontos da cidade. A previsão é que até julho deste ano, todas estejam pleno funcionamento.mComo não houve interessados em participar das licitações, a Prefeitura recorreu à Lei Federal nº 8.666/93 e fez a contratação direta. Os investidores do projeto é a Unimed Vitória e Sicoob.
A empresa selecionada para operar o sistema “bike sharing” é a Samba Transportes Sustentáveis. Segundo os representantes, para custear o projeto serão investidos anualmente cerca de R$ 1 milhão. De acordo com o contrato, o Executivo Municipal se exime de quaisquer custos financeiros ocorridos durante toda a implantação, operação e manutenção do sistema.
“Fizemos três licitações e as três deram desertas. Com a lei 8.666 e negociações com parceiros, conseguimos fazer a contratação direta da empresa. A prefeitura não terá gastos com o projeto, sofremos cortes de gastos e tivemos uma redução de 30% na arrecadação. Quem está implantando o projeto são os parceiros e até maio, as cinco primeiras estações estarão em funcionamento. Esse é incentivo ainda maior para uma mobilidade urbana mais sustentável, saudável, fácil e desafoga o trânsito”, afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS).
O chefe do executivo municipal lembrou que este é o início de transformar a capital capixaba na “Amsterdã brasileira”. “Este é um projeto que está planejado desde o 1º dia de governo. Devido à sua característica única, Vitória pode ser a Amsterdã brasileira, temos cerca de 90km² de extensão e cerca de cinco a 10 mil ciclistas usando os 16km da orla. Ampliamos os trechos de ciclovias e ciclofaixas, e ainda implantaremos mais. O sistema de compartilhamento de bicicletas é para o lazer e para uma mobilidade urbana mais sustentável e saudável”, frisou Rezende.
Para o diretor-executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernadina, o projeto irá fomentar e melhorar o turismo e o desenvolvimento da cidade. “Embarcamos nesse projeto com muita alegria. Ele vai de encontro com a nossa visão de lazer, turismo, transporte e mobilidade urbana sustentável. Com certeza, o sistema irá melhorar o desenvolvimento sustentável da nossa linda cidade”.
Noticia10/secomes
Mucuri: Em reunião com os vereadores Felipe e Fernando, COELBA apresenta plano de melhoria energética para Costa Dourada
O futuro da eficiência energética em Mucuri e no balneário de Costa Dourada está prestes a…