
Turismo Científico em Abrolhos Beneficia Pesquisa e Conservação
No mundo todo, são cada vez mais disseminadas – e importantes – as atividades de Ciência Cidadã, em que pessoas sem formação acadêmica contribuem de forma valiosa para o conhecimento científico, participando de expedições de pesquisa, enviando informações e interagindo com equipes de pesquisadores. É nesse contexto que o Projeto Baleia Jubarte vem trabalhando com parceiros do setor de Turismo para viabilizar expedições em que mais pessoas possam participar diretamente de atividades de pesquisa de baleias, aprendendo sobre elas de maneira divertida e interativa e também contribuindo diretamente para nosso programa científico.
Em 2019, nossa empresa parceira Natura Ecoturismo está comandando o sucesso dessa iniciativa. Entre os dias 23 e 25 de agosto a primeira expedição de Turismo Científico desta temporada partiu da cidade de Caravelas rumo ao Arquipélago de Abrolhos, com a missão de desenvolver a pesquisa das baleias-jubarte, tendo a participação de sete privilegiados turistas que vivenciaram de perto o dia-a-dia dos pesquisadores a bordo da embarcação Horizonte Aberto.
Foram três dias percorrendo cerca de 60 milhas náuticas, com 21 grupos de baleias aproximados, totalizando 83 baleias avistadas, sendo 78 adultas e 5 filhotes, e cerca de 40 indivíduos foto-identificados, além de gravações dos cantos e coleta de biópsias. Os interessados em participar de expedições futuras podem contatar a Natura Ecoturismo em www.naturaecoturismo.com.br .
Noticia10/ascom
Mucuri: Em reunião com os vereadores Felipe e Fernando, COELBA apresenta plano de melhoria energética para Costa Dourada
O futuro da eficiência energética em Mucuri e no balneário de Costa Dourada está prestes a…