Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Pulverização aérea da Suzano papel e celulose podem causar infertilidade masculina, má formação no feto e câncer.
Bahia - 5 de novembro de 2014

Mucuri: Pulverização aérea da Suzano papel e celulose podem causar infertilidade masculina, má formação no feto e câncer.

 

A pulverização aérea de agrotóxicos causa polêmica, ao passo que os grandes latifundiários defendem essa forma de aplicação, movimentos sociais e organizações ambientais apontam para os riscos graves que ela causa nas pessoas e no meio ambiente. Em julho de 2012, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou decisão no Diário Oficial restringindo a aplicação de mais de 50 agrotóxicos que continham os componentes cancerígenos.

A decisão do Instituto, no entanto, foi revogada para a Safra 2012/2013 no dia 03 de outubro, sob a alegação de que os produtores precisavam de tempo para se adaptar à suspensão dos produtos. Essa é uma tese falsa, e o que levou o Ibama a ter uma postura de proibir foi a deriva (percentual de agrotóxicos que, após a pulverização não atinge a lavoura devido aos ventos, podendo contaminar rios, outras fazendas e até cidades) através da deriva de agrotóxicos pulverizados, ficam comprometidas pequenas lavouras da agricultura família, mananciais de água potável, rios, lagos e lagoas próximas da aplicação.

Além do problema da deriva, que é muito sério, outro grave problema foi levantado através de  um estudo feito pela Universidade Federal do Mato Grosso, constatando a evaporação do veneno após a pulverização.  Ele prova que a chuva é contaminada pelo veneno, com isso todos os mananciais da região estariam comprometidos com a pulverização aérea, expondo a uma contaminação cancerígena quase um milhão de pessoas num raio de KM 350 á partir de Mucuri. A deriva nesses casos é grande, e as placas vão coletar água da chuva com veneno, devido à evaporação.

O estudo aponta que o principal problema são as intoxicações crônicas. São pequenas quantidades de agrotóxico que vão se acumulando no organismo ao longo dos anos e às vezes com 5, 10, 15 anos, isso varia de organismo para organismo, que depois dá problema, causando várias doenças. Por exemplo, infertilidade masculina, muito comum, ou má formação das crianças. O problema maior é o câncer, esse tem sido um dos principais problemas. Tem havido um crescimento absurdo dos casos de câncer na região nos últimos 20 anos, alguns dos agrotóxicos mais utilizados no na pulverização do eucalipto, são cancerígenos.

A Suzano papel e celulose além de fazer uso da pulverização aérea também usa os fomentados para serem coniventes com os seus crimes ambientais, uma vez que ela está sempre sob constante olhar dos órgãos regulamentação ambiental mundial. Para que os produtos com agentes proibidos (que causam bem mais prejuízos à saúde) possam ser utilizados em suas lavouras empresas de pulverização aérea que prestam serviços para os fomentados também são usados em suas lavouras, claro sempre tentando manter a Suzano longe das responsabilidades criminais.

Check Also

Capim Grosso: No coração da Bahia, município está entre os que mais se desenvolve no Estado

Localizada no coração da Bahia e prestes a completar 39 anos, a cidade de Capim Grosso tem…