Home Notícias Saúde Candiúba, árvore nativa brasileira produz canabidiol sem associação com substâncias alucinógenas
Saúde - 22 de junho de 2023

Candiúba, árvore nativa brasileira produz canabidiol sem associação com substâncias alucinógenas

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificaram a substância canabidiol nos frutos e flores da espécie nativa brasileira, Trema micrantha blume, também conhecida como candiúba, mas sem estar misturada com o tetrahidrocanabinol (THC), de efeito psicoativo, presente na Cannabis sativa, que é proibida de ser cultivada por produzir droga alucinógena, a maconha. A candiúba, também conhecida como pau-pólvora, crindiúva e grandiúva é uma árvore nativa do Brasil e ocorre em todos os Estados.

O coordenador da pesquisa, Rodrigo Soares Moura Neto, do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ, explica que a Trema micrantha blume conseguiria transpor as barreiras legais impostas hoje à Cannabis. No ano passado, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou que os médicos só podem prescrever o CBD para tratamento de epilepsias na infância e na adolescência. No entanto, o Congresso Nacional brasileiro ainda discute a liberação do cultivo da Cannabis em escala industrial, como ocorre nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal.

De acordo com Rodrigo Moura Neto, quando se comercializa canabidiol, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impõe restrição na fórmula, que só pode ter 0,2% de THC. “No caso da planta brasileira, isso não seria um problema, porque não existe nada de THC nela. Também não haveria a restrição jurídica de plantio, porque ela pode ser plantada à vontade. Na verdade, ela já está espalhada pelo Brasil inteiro. Seria uma fonte mais fácil e barata de obter o canabidiol”, informou.

Presente em todos os biomas como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, a planta já é utilizada como um medicamento fitoterápico. A casca e as folhas são utilizadas como adstringente para a cura de feridas, sífilis e reumatismo. Porém, o uso é desaconselhado até que mais estudos sejam realizados sobre sua ação tóxica no organismo.
Noticia10

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…