Home Cidade e Região Bahia Jornalista e escritor baiano Athylla Borborema lança a obra “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”.
Bahia - 16 de dezembro de 2021

Jornalista e escritor baiano Athylla Borborema lança a obra “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”.

Intitulado “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”, o livro trata-se de uma “biografia não autorizada” do artista plástico Frans Krajcberg. Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, o artista plástico destacou-se pelo ativismo ecológico, que associa arte e defesa do meio ambiente em suas obras com elementos da natureza, como raízes, cipós, caules e troncos de árvores. Resultado de 05 anos de pesquisa, o livro, traz pela perspectiva do jornalista e escritor baiano Athylla Borborema, essa narrativa centenária.

A obra publicada pela Editora LURA (SP), com 450 páginas, é um tributo do jornalista Athylla Borborema que acompanhou o percurso do biografado desde 1989 e manteve uma interlocução pessoal com o artista nos seus últimos 17 anos de vida. Athylla, que está presidente da ATL– Academia Teixeira de Letras, possui um dos textos mais refinados da Bahia e trajetória de superação semelhante à de Frans Krajcberg.

O texto de Athylla Borborema vai permitir ao mesmo tempo um olhar ampliado e uma experiência intimista de forma bem singular sobre Krajcberg. “Esta “biografia não autorizada” do escultor Frans Krajcberg é mais do que um livro sobre a vida e obra do artista, é um tratado sobre as lutas, as derrotas e as conquistas de quem nunca se deixou abater, seja pela indiferença dos governos ou pela ignorância da humanidade. A onipresença dele incomodava tanto quanto inspirava, e é essa dicotomia que está bem vívida nesta obra”. Disse Athylla Borborema.

O evento de lançamento da obra “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”, também celebrará ao centenário de Frans Krajcberg (1921/2021. A sessão solene será a última do ano da Academia Teixeirense de Letras, a partir das 19h desta sexta-feira, dia 17 de dezembro. Durante a sessão solene da ATL, será lançado também o primeiro romance do jornalista e acadêmico Almir Zarfeg. Trata-se da obra “Estação 35”, que tem como pano de fundo a EFBM – Estrada de Ferro Bahia Minas, que durante 85 anos transportou o progresso entre o porto de Ponta de Areia em Caravelas até a cidade de Araçuaí, no médio Vale Jequitinhonha.
Noticia10

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…