Home Notícias Saúde Representantes do CRM fazem nova inspeção em unidades de saúde da Grande Vitória
Saúde - 11 de agosto de 2013

Representantes do CRM fazem nova inspeção em unidades de saúde da Grande Vitória

A exemplo do dia anterior, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) fizeram uma inspeção surpresa,  em unidades de saúde da Grande Vitória. Foram visitados o Pronto Atendimento (PA) Adulto e Infantil de Cariacica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24hs de Carapina, na Serra, e o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.  De acordo com a equipe que organizou as inspeções, os resultados não foram diferentes dos encontrados na última visita, com corredores ocupados por pacientes, falta de estrutura para profissionais e população e instalações em más condições.  O conselho planeja agora entrar com uma Ação Civil Pública contra o governo do Estado e as prefeituras das unidades visitadas. A assessoria do governo informou que só pode se pronunciar quando for notificada.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Otto Baptista, informa que há casos de melhor estrutura, mas, mesmo assim, diz que “o caos continua instaurado na saúde do Estado”. As visitas às unidades de saúde coincidem com a paralisação de dois dias organizada por médicos de todo o Brasil, cerca de 200 profissionais se concentrou em frente à sede do CRM em forma de protesto contra as condições precárias encontradas pelos médicos no Estado. A equipe também identificou que as instalações do hospital estão em más condições, como chuveiros elétricos danificados e salas de banho precárias para pacientes. Segundo o vice-presidente do CRM, Oswaldo Pavan, o São Lucas não recebe visitas da Vigilância Sanitária há um ano. Junto com o Conselho Regional de Medicina, participou da inspeção um representante do Tribunal de Justiça do Estado e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).

O relatório da visita será encaminhado ao Ministério Público Estadual. A inspeção, segundo Pavan, foi motivada por várias denúncias de pacientes à entidade. O Sindicato dos Médicos e o Conselho de Medicina não descartam realizar novas inspeções em breve. A Secretária de Estado da Saúde foi procurada e ficou de se manifestar sobre a inspeção. Segundo o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, 80% dos profissionais cruzaram os braços na Grande Vitória desde a terça-feira (30). A paralisação de dois dias é nacional e foi tomada com objetivo de lutar por melhorias na categoria e também por direitos de estudantes de medicina. Casos de urgência e emergência foram atendidos normalmente, mas consultas eletivas foram remarcadas. De acordo com Otto Baptista, o interior registrou menor adesão à paralisação, mas considera positivo o saldo em Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Check Also

Teófilo Otoni: Festival do Trabalhador reúne atividades lúdicas e diversidade cultural com shows de Frank Aguiar e Edson Gomes

Durante dois dias, Teófilo Otoni viveu intensamente o espírito do Dia do Trabalhador com o…